07 agosto 2013

Mulheres da Bíblia - Raquel

Raquel - A Esposa Amada

 
Raquel, cujo o nome significa "ovelha" ,estava cuidando dos rebanhos de seu pai em Harã, quando encontrou um visitante inesperado, seu primo Jacó, que estava procurando a sua família. Depois do que parece ter sido amor à primeira vista, Jacó prometeu a Labão, pai de Raquel, que trabalharia sete anos para ganhar o direito de casar-se com a bela pastora. A cerimônia de casamento correu de acordo com as tradições locais, em que o homem participava da festa, enquanto a noiva era mantida  longe da vista até que o esposo entrasse na tenda escura.
 
Somente quando era tarde demais Jacó percebeu que Labão o havia enganado. Tinha, na verdade, se casado com Lia, a filha mais velha de Labão, a quem não amava. Raquel devia estar angustiada. Sete anos de expectativa foram jogados fora por seu ardiloso pai. A rivalidade e o ciúme entre Lia e Raquel ou talvez o desejo de vingança contra seu pai por essa decepção devem ter desagastado a família.
 
Além disso, Raquel era estéril, aumentando ainda mais seu ciúme de Lia. Ela culpou o marido e permitiu que sua serva gerasse filhos por ela. Finalmente, engravidou e deu à luz José, que se tornou o favorito de Jacó. No devido tempo, Jacó decidiu voltar à sua terra natal. Depois de sua partida, Labão descobriu que seus ídolos do lar haviam sumido. Sem Jacó saber, Raquel havia escondido os deuses nas sacolas de bagagem carregadas pelos camelos, sentando-se sobre elas. Quando Labão teve permissão de fazer uma busca no meio dos pertences dela, Raquel fingiu estar fraca por causa do seu período menstrual e não desmontou do camelo. Mais tarde, a mulher menstruada foi descrita na lei como imunda. Essas pequenas imagens eram costumeiramente mantidas nas casas. Eram evidência indispensável para a reivindicação de herança familiar, mas alguns acreditam que Raquel era secretamente adepta de uma crença pagã supersticiosa. Se isso é verdade, ela deveria crer que aquelas imagens lhes dariam proteção na viagem e prosperidade na nova casa.
 
Raquel voltou para a terra natal do marido, mas, algum tempo depois, mudaram-se novamente, e ela engravidou uma segunda vez. A viagem por terreno montanhoso seria difícil em qualquer circunstância. Ao aproximarem-se de Efrata(Belém), Raquel entrou em trabalho de parto e morreu durante o nascimento de Benjamim. Foi enterrada em Belém. Raquel, grandemente amada por seu marido, deu ao mundo dois filhos que se destacaram.
 
Apesar de suas falhas, é tida como uma honrada filha de Deus.
 
Compartilhando a Bíblia,
Na Fé!

4 comentários:

  1. Raquel honrada filha de Deus? Não.
    Raquel sequer era escolhida. Quem a escolheu como esposa mesmo? Ah, foi Jacó! Aquele mesmo que nem pediu orientação de Deus, como foi o caso de Abraão e Isaque. Se tivesse pedido, provavelmente Deus teria dito a ele para se casar com Lia. Porque todas as promessas de Deus foram cumpridas através dos filhos de Lia. O sacerdócio ficou com Levi, e o cetro ficou com Judá "Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias que diz: Em Ramá se ouviu uma voz, lamentação, choro e grande pronto: Raquel chorando os seus filhos, e não querendo ser consolada, porque todos pereceram" Mt 2:17 e 18
    Além disso a mulher era idólatra e pelo que parece, geniosa, ela definitivamente não era a escolhida de Deus para o cumprimento de Seus objetivos, tanto que não fora sepultada junto com os patriarcas e matriarcas, mas em um local à parte. Foi Lia quem dormiu com Abraão, Sara, Isaque, Rebeca e também com Israel. Ela faz parte da historia como uma das mães que gerou Israel, mas isso foi intervenção humana (como Abraão e Agar), definitivamente a historia biblica não mostra Raquel como escolhida (por Deus, e não por Jacó) de coisa nenhuma. e_e Deus até deu uma moral escolhendo Saul como Rei (benjamita, filho de Raquel) mas ele fez cagada, e o reino foi para Judá. Veja que até Bate-Seba, adúltera, ainda teve um filho de um rei, e foi escolhida para suscitar a descendência que traria o messias, então... sinto muito pela Raquel, mas ela não era escolhida. Isso não a torna menos amada, mas ela não é exemplo de nada a ser seguido. É apenas uma pessoa através da qual se vê a grande misericordia de Deus, porque Ele ainda teve piedade para dá-la filhos, e um filho como José.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel amada e escolhida8 de julho de 2021 às 05:11

      Raquel foi amada e escolhida por Deus, Ele em todo seu amor lhe deu dois filhos maravilhosos, imagine ser mãe de José do Egito! Raquel era amada por Jacó, filho de Isaque, que benção! Raquel representa o quão o ser humano foi ser falho, como TODOS somos desde Adão e Eva e mesmo assim, como Deus é misericordioso, não se engane, Deus escolhe as coisas loucas para confundir as que não são! Deus nunca errou, nunca, jamais! Viva Raquel!

      Excluir
    2. Esqueceu que Raquel foi a mãe do livrador do povo, José? Sem ele não teria existido mais ninguém pois o povo estava passando fome. Lia foi importante assim como Raquel, mas não temos histórias nenhuma na biblia dos filhos de Lia e sim de José filho de Raquel.

      Excluir
    3. Não temos história nenhuma na bíblia sobre os filhos de lia??? E a descendência do nosso senhor Jesus Cristo?

      Excluir

Vou amar receber seu comentário: